quarta-feira, 4 de maio de 2011

DISCUSSÕES TEÓRICAS 04/05 / REFLEXÕES TRABALHO DE CAMPO

Foram debatidas questões sobre as visitas à Festa de São Jorge e o Museu Imperial. Sobre o Museu Imperial as questões ficaram no âmbito do conteúdo e o formato apresentado pelos monitores. Os colegas entenderam a proposta do museu, como sendo excessivamente didática independentemente do público que está assistindo em determinado momento. Algumas colocações sobre os monitores diziam respeito a que, os próprios, reproduziam o conteúdo das placas informativas na íntegra. Se algum questionamento fosse feito, fora do roteiro já estruturado pelo guia, essa pergunta ficaria sem uma resposta objetiva ou sem resposta. Esse foi o 2º momento da visita que ficou evidente que não agradou e nem acrescentou historicamente ao processo de ensino-aprendizagem, a não ser o de como não apresentar um museu, na visão do professor-historiador. O 1º momento foi bem mais agradável, é uma parte da visita que a instituição chama de o Museu que você não vê, diversos comentários positivos foram explanados a respeito do formato e da apresentação.  O Texto da Ester "Museu e Educação" -  que Natalia, Alan e Dermeval iriam comentar ficou para uma próxima oportunidade.

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