domingo, 22 de maio de 2011

9ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS

9ª Semana Nacional de Museus


O Ecomuseu Ilha Grande vinculado ao Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) realiza do dia 16 de maio a 5 de junho, na Vila do Abraão, em Ilha Grande, Angra dos Reis, atividades que integram a 9ª Semana Nacional de Museus que celebra o Dia Internacional dos Museus comemorado no dia 18 de maio.
Este ano, o evento reúne 1.006 instituições museológicas e culturais de todo o país que se mobilizarão com o objetivo de realizar 3.080 eventos a partir do seguinte tema “Museu e Memória”.
9ª Semana Nacional de Museus


O Ecomuseu Ilha Grande vinculado ao Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) realiza do dia 16 de maio a 5 de junho, na Vila do Abraão, em Ilha Grande, Angra dos Reis, atividades que integram a 9ª Semana Nacional de Museus que celebra o Dia Internacional dos Museus comemorado no dia 18 de maio. Este ano, o evento reúne 1.006 instituições museológicas e culturais de todo o país que se mobilizarão com o objetivo de realizar 3.080 eventos a partir do seguinte tema “Museu e Memória”.

Duas ações educativas serão realizadas pelo Ecomuseu Ilha Grande: a primeira, “Museólogas de Família”, inspirada no programa “Médico de Família”, acontecerá do dia 16 a 18 de maio, das 9h às 17h, e tem como objetivo visitar residências de moradores da Vila do Abraão com o propósito de mobilizá-los e sensibilizá-los quanto à preservação de suas memórias. Já a segunda, “Dinâmica do Objeto”, ocorrerá no dia 18 de maio, quarta-feira, às 17h, no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande, e incentivará os moradores a trazerem objetos e, a partir deles, narrarem suas memórias e significados com o intuito de estabelecer a relação que eles têm com os objetos e assim conhecer um pouco da vida dos participantes, aproximando o Ecomuseu e o PEIG da população local. O Parque Estadual da Ilha Grande apóia a atividade visando valorizar a memória da ilha e estimular o depoimento de antigos moradores sobre histórias, dança, cultura, presídio, pesca e outros assuntos. Logo após, às 19h, o Projeto Cinema no Parque, realizado pelo Comitê de Defesa da Ilha Grande (CODIG), fará a exibição do filme “As Domésticas”.

Os resultados das ações educativas “Museólogas de Família” e “Dinâmica do objeto” serão apresentados em uma exposição no Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande, na Vila do Abraão. O Parque é administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), que junto com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) apoia o evento. A exposição ficará aberta para visitação de 20 de maio a 05 de junho de 2011, das 9h às 17h, e integrará também a programação da Semana do
Meio Ambiente do Parque.

UERJ/SR-3/DECULT/ ECOMUSEU ILHA GRANDE & PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE
apresentam:

“Museólogas de família”Data: 16 a 18 maio
Horário: das 09h às 17h
Local: Vila do Abraão - Ilha Grande / Angra dos Reis

“Dinâmica do Objeto” Data: 18 de maio
Horário: 17h às 19h
Local: Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande / Vila do
Abraão - Ilha Grande / Angra dos Reis

Cinema no Parque - filme “As Domésticas”.Data: 18 de maio
Horário: 19h
Local: Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande / Vila do
Abraão - Ilha Grande / Angra dos Reis

EXPOSIÇÃO

Inauguração: 20 de maio, às 16hPeríodo de Visitação: 20 de maio a 05 de junho de 2011, das 9h às 17h
Local: Centro de Visitantes do Parque Estadual da Ilha Grande / Vila do
Abraão - Ilha Grande / Angra dos Reis

Telefones Ecomuseu: (21) 2334-0939 / (24) 3361-9049
Telefones PEIG: (24) 3361-5540
Email: falecompeig@gmail.com

POR ROBERTO CAGLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário