domingo, 12 de junho de 2011

Discussão do texto do René "Cultura Popular" - 01/06

Na aula do dia 01/06 foram realizadas discussões em torno da visita ao Museu do Folclore e dos artigos do livro do René, "Cultura Popular".
Em relação ao Museu do Folclore, se discutiu a forma da disposição dos objetos e do pouco espaço para a exposição destes. Atentou-se para o fato de não haver um guia, ou placas com informações sobre os objetos expostos.
Do livro do René, fixou-se a discussão em torno de movimentos de resgate da cultura popular brasileira, realizada por romanticos no século XIX, e pelos modernistas da primeira metade do século XX. Os românticos se prendiam a uma visão idílica do índio como depositário da identidade brasileira, neste sentido buscava-se resgatar a cultura indígena, já os modernistas, sem se prender a uma visão romântica, via a cultura popular do mesmo modo que os folcloristas, isto é, que a cultura popular está desaparecendo e que por isso é necessário correr em preservar, coletar e guardar esta cultura. É uma visão de cultura popular estática, visão esta compartilhada pelo Museu do Folclore.




Nenhum comentário:

Postar um comentário